1

Trabalho e Diversão

Download PDF

A ideia de separar o Trabalho” da “Diversão” ou da “Devoção”, colocando-o sempre em primeiro lugar, já é antiga e hoje está superada. Primeiro porque a concepção de “trabalho” se transformou, e a indústria do  entretenimento diversificou ainda mais as possibilidades de trabalhar. Segundo, porque um “trabalho com significado” não exclui a diversão no próprio ambiente empresarial. Pegando carona em um famoso ditado: se você escolhe uma atividade que lhe dá prazer, você não precisará trabalhar nenhum dia de sua vida.

A origem da palavra “trabalho”, do latim “tripalium”, três paus, instrumento de tortura, talvez tenha sua justificativa pela interpretação da maldição bíblica: depois de pecar originalmente, o homem deixaria de desfrutar do paraíso para suar e lutar pelo seu ganha-pão. O trabalho, assim , passou a ser interpretado como castigo.

Hoje, os melhores ambientes corporativos comprovadamente produzem os melhores resultados. Entende-se por “resultados” não só os econômicos e financeiros (que são fundamentais) mas também ganhos em produtividade, motivação e engajamento das equipes, capacidade de a empresa atrair e reter talentos e,o mais importante, que resulta nos anteriores, é a FELICIDADE das pessoas, que também, já em si mesma, é o  objetivo maior para o qual as empresas, em última análise, existem.

Esse blog vai tratar de TRABALHO, humanizado, com propósito e significado para os trabalhadores em ambiente com  altos “índices  de felicidade”, tentando demonstrar que o contrário, além de fazer mal a quem trabalha, é nocivo para o crescimento e desenvolvimento da organização.

A DIVERSÃO entra como elemento indissociável do TRABALHO. Vamos  procurar abordar aspectos culturais e artísticos bem como assuntos de entretenimento, em visões pessoais que permitam ao internauta refletir, criticar e tirar suas próprias conclusões.

“A gente não quer só comida;

 A gente quer comida Diversão e Arte” .

Download PDF

Milton Pereira

Há mais de 30 anos como executivo de grandes empresas, hoje atua como Consultor em Liderança, Comunicação e Educação Corporativa.

Um comentário

  1. Bem vindo ao mundo encantado dos blogs, caro Milton. Embora há muito tempo não mais sejam objeto de minhas preocupações conceitos relacionados ao mundo empresarial, tais assuntos acabam tendo ainda algum interesse. Além disso, apreciarei mais, é claro, os aspectos prometidamente culturais de seu blog, para o qual desejo muito sucesso. Aliás, tentarei, dentro de minhas modestas possibilidades, divulgá-lo em meus blogs. Um grande abraço.

Deixe seu comentário