1

Trabalho e Diversão

Download PDF

A ideia de separar o Trabalho” da “Diversão” ou da “Devoção”, colocando-o sempre em primeiro lugar, já é antiga e hoje está superada. Primeiro porque a concepção de “trabalho” se transformou, e a indústria do  entretenimento diversificou ainda mais as possibilidades de trabalhar. Segundo, porque um “trabalho com significado” não exclui a diversão no próprio ambiente empresarial. Pegando carona em um famoso ditado: se você escolhe uma atividade que lhe dá prazer, você não precisará trabalhar nenhum dia de sua vida.

A origem da palavra “trabalho”, do latim “tripalium”, três paus, instrumento de tortura, talvez tenha sua justificativa pela interpretação da maldição bíblica: depois de pecar originalmente, o homem deixaria de desfrutar do paraíso para suar e lutar pelo seu ganha-pão. O trabalho, assim , passou a ser interpretado como castigo.

Hoje, os melhores ambientes corporativos comprovadamente produzem os melhores resultados. Entende-se por “resultados” não só os econômicos e financeiros (que são fundamentais) mas também ganhos em produtividade, motivação e engajamento das equipes, capacidade de a empresa atrair e reter talentos e,o mais importante, que resulta nos anteriores, é a FELICIDADE das pessoas, que também, já em si mesma, é o  objetivo maior para o qual as empresas, em última análise, existem.

Esse blog vai tratar de TRABALHO, humanizado, com propósito e significado para os trabalhadores em ambiente com  altos “índices  de felicidade”, tentando demonstrar que o contrário, além de fazer mal a quem trabalha, é nocivo para o crescimento e desenvolvimento da organização.

A DIVERSÃO entra como elemento indissociável do TRABALHO. Vamos  procurar abordar aspectos culturais e artísticos bem como assuntos de entretenimento, em visões pessoais que permitam ao internauta refletir, criticar e tirar suas próprias conclusões.

“A gente não quer só comida;

 A gente quer comida Diversão e Arte” .

Download PDF

Milton Pereira

Há mais de 30 anos como executivo de grandes empresas, hoje atua como Consultor em Liderança, Comunicação e Educação Corporativa.