0

DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES: QUESTÕES PARA REFLETIR

Download PDF

Já li muita coisa sobre Líder e Liderança.Livros há aos montes. Frases de efeito sobre o Líder não param de ocupar espaços nos sites sobre empresas: “O Líder é aquele que…”, complete os pontinhos.

Há o Líder Educador, Servidor, Autoritário, Liberal,Democrático, Carismático, Motivador, Coach, Visionário, Líder 360° e vai por aí afora.  A Liderança pode ser Autocrática, Democrática, Laissez-faire,Situacional, Orientada para Tarefas, Orientada para Pessoas,Empreendedora,etc etc .

Sobre estilos de liderança há compêndios e mais compêndios.Há aquele modelo que classifica os líderes por quatro estilos comportamentais (Allan Katcher):  o “Mantém e Conserva”, o “Dá e Apóia”, o “Toma e Controla” e o “Adapta e Negocia”

Há a Teoria Situacional ( Hersey e Blanchard),que preconiza ao líder adaptar-se diante de situações encontradas para agir com seus liderados : pode adotar,conforme a situação,estilo diretivo, de orientação,de apoio ou de delegação.

Há ainda Teoria dos Traços, a Teoria dos Estilos de Decisão, Teoria do Carisma, Teoria de Atribuição.

O que me intriga ante esse verdadeiro “caleidoscópio taxonômico” não é simplesmente “classificar o estilo e/ou comportamento do líder” mas saber com base em quê e como as empresas desenvolvem efetivamente sua liderança.

Por ser matéria longa, que certamente ocuparia muito espaço se fôssemos discorrer sobre toda essa “taxonomia” e detalhar modelos de desenvolvimento de liderança, vou me limitar,nesse artigo, a fazer alguns questionamentos sobre como as empresas efetivamente desenvolvem seus líderes, com o objetivo de provocar reflexão de como isso acontece na prática:

1-Que líderes são alvo de programas de desenvolvimento? Altos executivos, média gerência, primeiros níveis de chefias, potenciais em programas de sucessão? Todos os funcionários são desenvolvidos em liderança estando ou não em cargos de chefia? Como se podem diferenciar programas de liderança segundo a posição dos líderes na hierarquia? Há uma matriz de conteúdo para desenvolver líderes?

2-O que é considerado no processo de desenvolvimento dos líderes:  formação acadêmica ( programas externos em universidades), programas internos estruturados, programas de desenvolvimento em “campo”, programas de mentoring ou predomina o “laissez-faire” ( deixar que ele aprenda por si só)? Há eventos periódicos para líderes de todos os níveis?

3-Como é feita a seleção de líderes  contratados de outras empresas e sua integração? E se vierem para ocupar posições estratégicas na “alta direção”?Considera-se a adaptabilidade à cultura ou espera-se que ele a modifique? Existe algum programa estruturado de integração à empresa , aos pares e às equipes?

4-Como a cultura organizacional é tratada no processo de desenvolvimento de líderes? Como é transmitida : de forma estruturada ou pela simples observação e vivência ? A Cultura é tratada “criticamente” (reconhecem-se crenças,valores,práticas que devem ser mudados?)

5-Considerando um líder em suas 3 Dimensões, Gestora,Educadora e Transformadora, o que é previsto para desenvolvê-lo em cada uma dessas dimensões? (Ver artigo ” As 3 Dimensões Essenciais do Líder”, postado neste blog em 15/02/2018)

6-Há processos formais de avaliação dos líderes? Admite-se a avaliação 360°? Como são tratados os resultados?

Imagino que essas poucas questões sejam suficientes para cada empresa tirar conclusões de como o processo de desenvolvimento de seus líderes tem sido conduzido.

 

 

 

 

 

 

 

 

Download PDF

Milton Pereira

Há mais de 30 anos como executivo de grandes empresas, hoje atua como Consultor em Liderança, Comunicação e Educação Corporativa.

Deixe seu comentário