0

ARTÍCULO TERCEIRO

EmpowermentEMPOWERMENT É “TOMADA DE PODER” ?

Sem qualquer conotação subversiva, apenas com base na melhor tradução do termo

EMPOWERMENT=EMPODERAMENTO ,

pode-se interpretá-lo como “tomada de poder”. A pessoa que “se empodera” toma para si  poder, assume  poder ( apelando para a velha gramática: o verbo “empoderar-se” é reflexivo-recíproco).

É comum  traduzir-se empowerment como “delegação de poder”, talvez pelo ranço dos chefes que relutam em compartilhar nacos do restrito poder com os “subordinados”. Assim, “delegando” fica melhor e preserva a pretensa “supremacia” dos chefes.

Esse neologismo surge exatamente no bojo dos conceitos da “nova empresa” na “era do conhecimento”,onde se flexibilizam as estruturas,se valoriza o trabalho em equipe,  chefe dá lugar a líder, se busca significado no trabalho e o poder advindo do conhecimento ( cada vez mais acessível ) credencia o indivíduo a exercer liderança , mesmo sem ocupar “cargo de chefia”.

Assim se entende EMPOWERMENT: o indivíduo vai ampliando seus conhecimentos e chama para si a responsabilidade de liderar mesmo que circunstancialmente ,colocando-se como a pessoa que melhor domina determinados assuntos.

 

 

 

Milton Pereira

Há mais de 30 anos como executivo de grandes empresas, hoje atua como Consultor em Liderança, Comunicação e Educação Corporativa.

Deixe seu comentário