0

ARTÍCULO SEGUNDO

Download PDF

Criança liderandoQUALQUER PESSOA PODE LIDERAR

LIDERANÇA não é exclusividade de algumas pessoas. LIDERANÇA não é patrimônio genético. É exercício de PODER acessível a qualquer pessoa. O PODER pode advir de força, riqueza, conhecimento e outras fontes.

Peguemos o CONHECIMENTO como fonte qualificada de PODER. Qualquer pessoa pode utilizá-la (o conhecimento cada vez mais se torna acessível ,hoje em dia com expressivo apoio da tecnologia).Logo qualquer pessoa pode exercer o PODER. E,por consequência,pode LIDERAR.

LIDERAR é “ter seguidores” (P.Drucker). É influenciar.É ser condutor, educador.

O “raio de ação” da LIDERANÇA é determinado pelo nível de profundidade dos conhecimentos adquiridos e seu “poder de influenciar” em determinados “fóruns”, “grupos temáticos” ou “ambientes”.

Exemplo 1: o profundo conhecimento de agronomia capacita a pessoa a LIDERAR “fóruns ” específicos sobre o tema.

Exemplo 2: se o conhecimento de agronomia se restringir a “plantio da laranja”, o “fórum” deverá ser mais restrito; o “poder de influência” será menor.

Exemplo 3: um grupo de pessoas perdido em uma floresta certamente se deixará “liderar” por uma que conheça os segredos de sobrevivência em florestas. Aí podemos falar também em “liderança situacional”.

O “potencial de liderança” é,no entanto, posto em prática se a pessoa “quiser liderar“, ou seja assumir “atitude de Líder“.

Em um simples resumo : LIDERANÇA depende da profundidade do conhecimento, da motivação para exercê-la e de uma certa “química” entre LÍDER e LIDERADOS ,que pode ser traduzida por confiança, respeitabilidade,comunicabilidade,carisma, atribuídos ao Líder pelos seguidores.

 

Download PDF

Milton Pereira

Há mais de 30 anos como executivo de grandes empresas, hoje atua como Consultor em Liderança, Comunicação e Educação Corporativa.

Deixe seu comentário