0

ARTÍCULO QUARTO: “EMPRESA CIDADÔ

Download PDF

Empresa cidadãCIDADANIA CORPORATIVA,RESPONSABILIDADE SOCIAL E VOLUNTARIADO

Hoje já se tem mais consciência de que uma empresa não pode ignorar o ambiente em que se insere.Não só porque está mais exposta aos múltiplos atores sociais ,devendo-lhes satisfação por atos que afetam a sociedade como um todo , mas também porque o êxito de seu “negócio” depende cada vez mais de sua capacidade de interlocução e interação com todos esses atores. Definitivamente “a empresa não é uma ilha”.

Para efeitos didáticos, considero que uma  empresa efetivamente ” CIDADÃ “ é aquela que atinge cumulativamente os 3 GRAUS ,conforme resumidos abaixo:

1- Empresa cidadã – GRAU 1

Ética nos negócios, rigorosa no cumprimento das leis e regulamentos,em dia com os deveres trabalhistas e fiscais, justa nas relações de trabalho.

2-Empresa cidadã- GRAU 2

Responsabilidade Social; atuação para ajudar a preservar o meio-ambiente, consciência ecológica; atuação que valoriza inciativas como reciclagem do lixo, despoluição de rios e lagos,preservação da fauna, reflorestamento etc; apoio a comunidades carentes de seu entorno;participação e colaboração em atividades de relevância cultural promovidas em sua localidade.

-Respeito à “diversidade”,prática não discriminatória no processo seletivo e de encarreiramento e implementação de programas próprios de inclusão (tais como “Pessoas com Deficiência”, “Menores Aprendizes” etc ,além do cumprimento legal de cota estabelecida)

3-Empresa cidadã –GRAU 3

-Estímulo ,valorização e apoio a ações voluntárias de seus funcionários em Responsabilidade Social  (considerar o voluntário como requisito para recrutamento, seleção e avaliação; reconhecer os bons exemplos de funcionários voluntários; oferecer condições para a prática do voluntariado) ; integração do VALOR  “ações voluntárias de funcionários” na Cultura da Organização.

 

Download PDF

Milton Pereira

Há mais de 30 anos como executivo de grandes empresas, hoje atua como Consultor em Liderança, Comunicação e Educação Corporativa.

Deixe seu comentário