CIDADANIA CORPORATIVA,RESPONSABILIDADE SOCIAL E VOLUNTARIADO
Hoje já se tem mais consciência de que uma empresa não pode ignorar o ambiente em que se insere.Não só porque está mais exposta aos múltiplos atores sociais ,devendo-lhes satisfação por atos que afetam a sociedade como um todo , mas também porque o êxito de seu “negócio” depende cada vez mais de sua capacidade de interlocução e interação com todos esses atores. Definitivamente “a empresa não é uma ilha”.
Para efeitos didáticos, considero que uma empresa efetivamente ” CIDADÃ “ é aquela que atinge cumulativamente os 3 GRAUS ,conforme resumidos abaixo:
1- Empresa cidadã – GRAU 1
–Ética nos negócios, rigorosa no cumprimento das leis e regulamentos,em dia com os deveres trabalhistas e fiscais, justa nas relações de trabalho.
2-Empresa cidadã- GRAU 2
–Responsabilidade Social; atuação para ajudar a preservar o meio-ambiente, consciência ecológica; atuação que valoriza inciativas como reciclagem do lixo, despoluição de rios e lagos,preservação da fauna, reflorestamento etc; apoio a comunidades carentes de seu entorno;participação e colaboração em atividades de relevância cultural promovidas em sua localidade.
-Respeito à “diversidade”,prática não discriminatória no processo seletivo e de encarreiramento e implementação de programas próprios de inclusão (tais como “Pessoas com Deficiência”, “Menores Aprendizes” etc ,além do cumprimento legal de cota estabelecida)
3-Empresa cidadã –GRAU 3
-Estímulo ,valorização e apoio a ações voluntárias de seus funcionários em Responsabilidade Social (considerar o voluntário como requisito para recrutamento, seleção e avaliação; reconhecer os bons exemplos de funcionários voluntários; oferecer condições para a prática do voluntariado) ; integração do VALOR “ações voluntárias de funcionários” na Cultura da Organização.